Descubra os 4 Tipos de Chás para Ter Mais Saúde

Conheça a verdade sobre estes quatro tipos de chá. Aprenda como cada sabor é criado e servido.

O chá é uma bebida popular no mundo todo, desde apreciação com um bolo ou biscoito, como auxílio medicinal de algumas doenças.

Cada chá é feito de ingredientes diferentes e cada chá tem suas vantagens e desvantagens. Existe uma diversidade de sabores, mas iremos conhecer os 4 abaixo:

1) chá preto
2) chá verde
3) chá branco
4) chá Oolong

Tudo isso é feito das folhas da Camellia sinensis, também conhecida como planta do chá.

Outras infusões de ervas, como chá de camomila, chá de gengibre ou chá vermelho feito de folhas de rooibos, são desqualificadas como tipos de chá, uma vez que a planta do chá não está envolvida em sua fabricação.

A diferença entre as quatro variações de chá está no processo de produzi-las. Além disso, cada tipo de chá tem um sabor e vários benefícios à saúde.

1) Chá preto


A bebida quente colorida com sabor forte e queimada de Sienna é o tipo de chá mais popular no Ocidente.

Servida com um pouco de limão ou com adição de leite e um cubo de açúcar, a xícara de chá preto faz parte das cerimônias diárias de chá que ocorrem em todo o mundo.

O chá preto é feito de folhas de Camellia sinensis fortemente oxidadas. Quando servido simples, não contém calorias, carboidratos ou gorduras.

Uma xícara de chá preto contém mais cafeína do que qualquer outro tipo de chá, mas menos que em qualquer xícara de café.

2) Chá Verde


O chá levemente oxidado é popular na China, Japão e Coréia há séculos.

Recentemente, rumores sobre seus benefícios à saúde também aumentaram sua popularidade no Ocidente.

Provou-se que beber chá verde pode reduzir o colesterol, prevenir o câncer, aumentar as taxas metabólicas e ser útil em várias outras condições e doenças.

O chá verde é levemente oxidado, seco, mas não fermentado. Geralmente é servido simples, sem açúcar ou leite.

Como algumas variantes do chá verde têm um gosto um pouco mais amargo, ele deve ser preparado em temperatura mais baixa que o ponto de ebulição.

3) Chá Branco


O chá branco é mais raro e mais caro que os outros tipos de chá mencionados acima.

Originado na província de Fujian, na China, o chá branco é feito de folhas jovens de Camellia sinensis, que passam por um longo processo de cozimento a vapor ou fritura, inativam a fermentação e a secagem.

Como as folhas são colhidas enquanto os brotos ainda estão cobertos por cabelos brancos, isso é chamado de chá branco.

O chá branco tem o sabor mais delicado e doce do que os outros tipos de chá. Além disso, contém a menor quantidade de cafeína e a maior quantidade de antioxidante que ajuda a prevenir o câncer.

4) Chá Oolong


O chá chinês tradicional é o companheiro comum de alimentos chineses como dim sum e chop suey em restaurantes chineses americanos.

O chá oolong, dragão preto em chinês, recebeu esse nome por causa de suas longas e escuras folhas distintas que parecem dragões negros selvagens quando fabricadas.

O sabor único do chá oolong é alcançado por um longo processo que inclui secagem ao sol das folhas de Camellia sinensis, oxidação leve, processos de resfriamento e secagem.

O resultado é um sabor mais leve que o popular chá preto e mais forte que o delicado chá verde.

Escolha Saúde. Viva Mais!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Importante: Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.